Projeto de Lei nº 20/2026

Institui o Programa Municipal de Fornecimento e Acompanhamento do Sistema de Monitorização Contínua da Glicose (MCG) no âmbito do Município de Indaiatuba.

Autoria: EXECUTIVO MUNICIPAL

Data de Apresentação: 19/02/2026

Protocolo: 707/2026

Quórum: Maioria simples

Regime de Tramitação: Urgência

Prazo de Deliberação: 05/04/2026

Matéria Anexada: Retirada nº 12/2026

Situação Atual
Em Tramitação

Último Local: 03/03/2026 08:46:17 - Departamento de Expediente - Proposição aprovada em 1º turno

  • 1 - COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO - Relatoria: LUIZ ALBERTO PEREIRA -Parecer Favorável (Aprovado)

  • 2 - COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO; OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS - Relatoria: ADALTO MISSIAS DE OLIVEIRA -Parecer Favorável (Aprovado)

  • 3 - COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL - Relatoria: CLÉLIA DOS SANTOS DE CARVALHO -Parecer Favorável (Aprovado)

2ª Sessão Ordinária

Data: 23 de fevereiro de 2026

Fase: Expediente - Leitura de Matérias / Item: 7

3ª Sessão Ordinária

Data: 02 de março de 2026

Fase: Ordem do Dia / Item: 8

Turno: 1ª Discussão / Quorum: Maioria simples / Tipo de Votação: Simbólica

Sim: 11 Não: 0 Abstenções: 0 Ausentes: 0

Resultado da Votação: APROVADO

Identificação do Documento Autoria Data e Hora
Comissão de Educação Saúde e Assistência Social 24/02/2026 09:11:00
Comissão de Finanças e Orçamento; Obras e Serviços Públicos 24/02/2026 09:07:13
Comissão de Justiça e Redação 24/02/2026 08:56:54
 
 
 
 
 
03/03/2026 08:46:17

Proposição aprovada em 1º turno

Aprovada na 3ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 19ª Legislatura, em 02/03/2026.

Unidade de Destino: Departamento de Expediente
 
 
 
 
 
02/03/2026 16:59:35

Proposição inclusa na ordem do dia

Unidade de Destino: Plenário
 
 
 
 
 
02/03/2026 16:54:11

Aguardando a inclusão na ordem do dia

Unidade de Destino: Departamento de Expediente
 
 
 
 
 
24/02/2026 08:34:03

Proposição distribuída às comissões

Unidade de Destino: Departamento de Expediente
 
 
 
 
 
24/02/2026 08:32:43

Proposição Lida em Plenário

Lida na 2ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 19ª Legislatura, em 23/02/2026.

Unidade de Destino: Departamento de Expediente
 
 
 
 
 
20/02/2026 14:26:11

Matéria incluída para leitura

Unidade de Destino: Plenário
 
 
 
 
 
20/02/2026 14:21:26

Aguardando a inclusão na pauta do expediente

Unidade de Destino: Departamento de Expediente
 
 
 
 
 
19/02/2026 16:10:54

Para Providências

Vistos,

 

1 - Na forma do art. 127 do Regimento Interno desta Câmara Municipal, tendo em vista a certidão do Departamento de Expediente da Câmara, bem como o parecer jurídico da Procuradoria, RECEBO a propositura. 

 

2 - Ao Departamento de Expediente para as providências de praxe.

 

Câmara Municipal de Indaiatuba, aos 19 de fevereiro de 2026.

 

 

TÚLIO JOSÉ TOMASS DO COUTO

Presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba

Unidade de Destino: Departamento de Expediente
 
 
 
 
 
19/02/2026 14:58:22

Para Providências

À Presidência para recebimento de proposição.

Unidade de Destino: Presidencia
 
 
 
 
 
19/02/2026 14:45:46

Em Retorno

Ilmo. Sr. Presidente:

 

Nos termos do art. 127, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Indaiatuba, Resolução nº 0044/08, e na forma da certidão de fls. do Departamento de Expediente e, ainda, considerando o Parecer da Procuradoria desta Casa, entendo que a propositura merece ser recebida.

 

No mais, entendo que o PL deve ser apreciado pelas(s) comissão(ões) permanente(s), nos termos do Parecer da Procuradoria.

 

É o nosso entendimento, “sub censura superior

Unidade de Destino: Departamento de Expediente
 
 
 
 
 
19/02/2026 12:16:49

Parecer Jurídico Favorável ao Recebimento

P A R E C E R   J U R Í D I C O

 

EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA

 

EMENTA: Direito Constitucional. Processo Legislativo. Projeto de Lei. Iniciativa do Chefe do Poder Executivo. Análise de juridicidade.

 

 

I – RELATÓRIO:

 

Trata-se de Projeto de Lei, de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, que visa instituir o Programa Municipal de Fornecimento e Acompanhamento do Sistema de Monitorização Contínua da Glicose (MCG) no âmbito do Município de Indaiatuba.

 

Eis o escopo da proposição.

 

 

II – FUNDAMENTAÇÃO:

 

Inicialmente, no que tange à competência legislativa, é de se notar que o projeto de lei em apreço trata de assunto de peculiar interesse local, sendo patente a competência do Município de Indaiatuba para legislar sobre o tema, nos exatos termos do art. 30, I, da CRFB.

 

Por outro lado, no tocante à iniciativa, não se visualiza vício na propositura em tela, posto que ela se encontra subscrita pelo Prefeito.

 

Sob o aspecto da espécie normativa utilizada, constata-se a adequação do uso de lei ordinária, uma vez que a matéria não está sujeita à reserva de lei complementar nem constitui alteração à Lei Orgânica.

 

No tocante à técnica legislativa, verifica-se que o texto apresenta estrutura clara, precisa e logicamente ordenada, com a correta utilização de artigos como unidades básicas de articulação do conteúdo normativo. Foram observadas, assim, as disposições da Lei Complementar nº 95/1998, que regula a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis.

 

 

III – CONCLUSÃO:

 

Diante do exposto, conclui-se que não há óbice jurídico ao recebimento do presente projeto de lei, uma vez que não se identificam as hipóteses previstas nos incisos do art. 127 do Regimento Interno desta Câmara Municipal.

 

Assim, considerando que o juízo de recebimento compete exclusivamente à Presidência da Câmara, caso o projeto seja admitido, deverá ser determinada sua inclusão para leitura no Expediente, nos termos do art. 107 do Regimento Interno.

 

Na sequência, considerando a natureza da matéria tratada, o projeto deverá ser encaminhado às seguintes Comissões para emissão de parecer:

(X) Comissão de Justiça e Redação;

(X) Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos;

() Comissão de Segurança e Trânsito;

(X) Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social.

 

Estando apto a ser incluído na Ordem do Dia, o projeto deverá ser deliberado em DOIS TURNOS de discussão (art. 177, § 4º, do RI) e sua aprovação demanda o voto favorável da MAIORIA SIMPLES dos membros da Câmara Municipal, presentes a maioria absoluta dos vereadores (art. 189, § 1º, do RI).

 

Havendo pedido de urgência encaminhado pelo Chefe do Poder Executivo, tem-se que o projeto deverá ser apreciado no prazo de até 45 dias. Além disso, o projeto deve ser enviado às aludidas Comissões pelo Presidente, dentro do prazo de 3 dias contados da leitura do Expediente da Sessão; e o Presidente da Comissão terá o prazo máximo de 24 horas para reunir-se com seus membros a partir de seu recebimento, tendo o Relator o prazo de 3 dias para apresentar parecer.

 

Eis o Parecer, salvo melhor juízo.

 

Indaiatuba/SP, data da assinatura eletrônica.

 

DIMITRI SOUZA CARDOSO

Procurador – OAB/SP 451.554

Unidade de Destino: Assessor Jurídico da Presidência
 
 
 
 
 
19/02/2026 09:25:34

Para Análise

À Procuradoria para análise quanto ao recebimento da proposição.

Unidade de Destino: Procuradoria
 
 
 
 
 
19/02/2026 08:27:34

Para Providências

Unidade de Destino: Departamento de Expediente
 
 
 
 
 
19/02/2026 08:26:12

Recebimento no Protocolo

Matéria incorporada em 19/02/2026 às 08h26 - proveniente do Protocolo nº 707/2026

Unidade de Destino: Secretaria
OpenLegis
SAGL 5.1